• Autora

    Pós-Graduando em Especialização em Informática – Ênfase Análise de Sistemas pela UFMG, Bacharel em Sistemas de Informação (2006) pela Faculdades Pitágoras (Campus Fadom), técnica em Informática (2002) e em Contabilidade (1998). Atualmente Analista de Suporte Júnior III.

  • Direitos Autorais

    Alguns dos materiais (artigos, pdf’s, link’s) disponíveis ou utilizados na edição desse Blog, foram retirados de páginas da internet. Se acaso, algum desses itens for protegido por direitos autorais, queira o detentor do mesmo, me comunicar por email e o material será imediatamente retirado ou darei os devidos créditos!
  • Categorias

  • Arquivos

  • Análise de Sistemas

    • 13,815 hits

O novo mundo do conhecimento

Vivemos hoje uma nova realidade devido ao surgimento de uma economia baseada no conhecimento. Alguns fatores caracterizam essa realidade que por sua vez  afetam o perfil das empresas e dos profissionais.  Podemos citar alguns:

  • Produtos, serviços e processos mais complexos;
  • O conhecimento necessário aos negócios é crescente e especializado, se expandindo e sendo reutilizado de forma exponencial;
  • A competição num mercado globalizado é crescente, o que leva a necessidade de maior integração entre as empresas, a diminuição do ciclo de vida dos produtos, para responder de forma mais rápida e direta às demandas do mercado;
  • As estratégias de negócios mudam mais rapidamente e são influenciadas pelas tecnologias em rede;
  • Os trabalhadores do conhecimento são a maioria, estão cada vez mais móveis, independentes, autônomos e disputados no mercado de trabalho.

Conhecimento é o combustível para a Criatividade e Inovação}Peças essenciais para sobrevivência.

Conhecimento na era da Inovação e Criatividade

Alguns Conceitos:

Criatividade: fazer nova associações através de conceitos e idéias existentes, tendo como combustível a motivação.

Aprender é criar novos conhecimentos, conectá-los aos já existentes, dar-lhes sentido, recriá-los, com a motivação da necessidade de sobrevivência.

A organização voltada como espaço para o conhecimento

Devido às características intrínsecas do conhecimento na atualidade, precisamos mudar os espaços e as estruturas da nossa sociedade, exemplo, em termos de:

Como aprender
Como criar um plano de marketing
Como efetivar a democracia
Como fazer uma reunião
Como trabalhar em grupo

Organização de nossa sociedade (espaços e estruturas). Um espaço sempre tem uma estrutura voltada para o conhecimento, que permite adaptar as pessoas ou organizações ao conhecimento ou o contrário. Assim podemos definir:

Espaço: recursos, pessoas, processos. Ambiente utilizado para troca de conhecimentos.

Estruturas: relações entre elementos de um sistema. Caracteriza o processo e a maneira como as decisões são tomadas. Um exemplo: Organograma de uma empresa.

Estruturas do conhecimento. (Tipos):

Lineares: sequência de postagem em um blog.

Hierárquicas: capítulos e sub-capítulos de um livro.

Rede: Modelo Pert de planejamento e acompanhamento de uma obra.

Mudança do conhecimento:

* em termos de suas estruturas, de Categorias e Hierarquias ( estáticas, centralizadas, gerenciadas, criadas a priori ), para Redes ( dinâmicas, descentralizadas, adotadas, encorajadas ),

* em termos de espaços, está mudando dos Espaços Convencionais ( formais, isolados, com estruturas rígidas, centralizados ), para Ecologias ( não estruturados,heterárquicos, adaptáveis, caóticos ).

As redes permitem que conteúdos sejam gerados pelos seus usuários, refletindo a sua estrutura, sem impô-la. As ecologias são o espaço onde as comunidades virtuais podem ser formadas. O tipo de ecologia que criarmos na nossa empresa ou escola definirá como elas crescerão e sobrevevirão.

Veja este tópico na integra em: http://www.peabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=6138

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: