• Autora

    Pós-Graduando em Especialização em Informática – Ênfase Análise de Sistemas pela UFMG, Bacharel em Sistemas de Informação (2006) pela Faculdades Pitágoras (Campus Fadom), técnica em Informática (2002) e em Contabilidade (1998). Atualmente Analista de Suporte Júnior III.

  • Direitos Autorais

    Alguns dos materiais (artigos, pdf’s, link’s) disponíveis ou utilizados na edição desse Blog, foram retirados de páginas da internet. Se acaso, algum desses itens for protegido por direitos autorais, queira o detentor do mesmo, me comunicar por email e o material será imediatamente retirado ou darei os devidos créditos!
  • Categorias

  • Arquivos

  • Análise de Sistemas

    • 13,313 hits

Análise com Casos de Uso baseada em Objetivos

1-MODELAGEM COM OBJETIVOS

A engenharia de software orientada a objetos (OO) [Weidenhaupt 1998] faz com que casos de uso sejam parte de todos métodos de análise orientados a objetos [Regnell 1996], incluindo a (UML) e as suas  metodologias [Fowler 1997]. Alguns analistas, entretanto, têm dificuldades na decomposição e estruturação de casos de uso. Umas das soluções parece ser o uso de objetivos de alto nível do software, estes podem guiar o desenvolvimento de casos de uso,  como também permitem as análises preliminares das especificações de software.

Resumindo: A Engenharia OO faz uso dos casos de uso na análise. A definição de OBJETIVOS de alto nível de Sw ajuda na elaboração de: casos de uso (UML) e Especificação de Sw.

Objetivos:

Através de algumas observações como a interação dos softwares em nosso meio e a capacidade de modificação, podemos caracterizar  quatro  definições fundamentais  importantes para a descrição de sistemas software  , de acordo com van Lamsweerde [ van Lamsweerde 2000] e outros [ Jackson 1995, Parnas 1995].

Definições fundamentais na descrição de sistemas de Sw:

  • Objetivo – propriedade desejada do ambiente. Por exemplo, “Depois da entrega de uma mercadoria , o cliente dever pagar a compra”
  • Propriedade de domínio – propriedade que existe naturalmente no ambiente ,  independentemente  de qualquer sistema software . Por exemplo “Depois da produção de um  produto perecível , o produto transforma-se em obsoleto.”
  • Requisito – tipo especial de objetivo que condiciona (restringe)  o comportamento do software. Para ser um requisito, um objetivo deve satisfazer as seguintes três propriedades: (i) é descrito inteiramente em termos de valores monitorados pelo software, (ii)  restringe apenas valores que são controlados pelo software, e (iii) os valores controlados não são edefinidos  em termos de  valores monitorados  futuros. Por exemplo, “O sistema deve enviar uma fatura em decorrência de um pedido de um cliente, até um dia depois da entrega da mercadoria”
  • Especificação – tipo especial de requisito que somente tem a ver com as  propriedades do sistema. Por exemplo, “O sistema deve calcular a idade produto como a data atual menos a data de produção do produto.”

Nota: Elaboração de requisitos através de objetivos.

Patterns de Objetivos:

  • Objetivos de Obtenção requerem que algumas propriedades nem sempre prevalecem, por exemplo, “Somente depois da entrega de um pedido, o sistema envia uma fatura para o cliente”
  • Objetivos de Término requerem que algumas propriedades  eventualmente não prevaleçam, por exemplo, “Depois que uma conta devida seja paga na sua totalidade, o sistema deve parar de enviar notificações de cobranças ao cliente.”
  • Objetivos de Manutenção requerem  que alguma propriedade sempre prevaleça, por exemplo, “O sistema deve sempre registrar o nível atual de estoque de  cada produto.”
  • Objetivos de Não Ocorrência requerem que algumas propriedades nunca ocorram, por exemplo, “Um usuário não autorizado nunca deve acessar qualquer conta de um cliente.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: